A Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ainda sobre D. Pedro II e a Pedra da Gávea

D. Pedro II junto à Esfinge em sua 1ª Viagem ao Egito (1871)

Ainda ontem publiquei Artigo desfazendo o mito de um suposto interesse de  nosso Imperador pela Pedra da Gávea, e alguns Amigos vieram externar suas dúvidas: Cabeça do Imperador, a Esfinge, etc. Se estes queridos Amigos já tivessem comprado  e LIDO o Pedra da Gávea: Vi, estudei e escrevi, não teriam tais incertezas... Enfim, para encerrar, volto à questão.

Esta descabida associação entre  D. Pedro II e  a Esfinge da Gávea só surgiu depois que Araken Távora publicou o “D. Pedro II e o seu Tempo”, em 1976, onde resgatou uma célebre caricatura de Ângelo Agostini, retratando nosso Imperador como uma Esfinge e da qual ninguém se lembrava mais.  A partir daí, alguns quiseram fazer retroceder no tempo a hipótese da Pedra ser uma Esfinge, o que já seria insinuado pelo renomado italiano...  Houve até um Pesquisador com olhos de lince que chegou a ver nitidamente a Esfinge da Gávea em belíssima pintura do Rio de Janeiro pertencente Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro...


Todavia, a ilustração não guarda relação com a Pedra da Gávea. Sua gênese é bem outra. O caricaturista Ângelo Agostini, um italiano radicado no Brasil, era um furioso republicano e constantemente atacava com suas “charges” o Trono. Não perdia a oportunidade de criticar o nosso Imperador e as Instituições do Império. Em 1876, D. Pedro II fez sua Segunda Viagem ao Egito. Tão logo o Imperador voltou ao Brasil, Agostini publicou a célebre caricatura, querendo significar que Pedro II era uma incógnita, uma Esfinge indecifrável, o que trazia a Vida Política Nacional em sobressalto. Nenhuma alusão à Esfinge da Gávea, que ainda não era conhecida como tal.
A hoje célebre caricatura publicada na "Revista Illustrada" (1876).
Anos mais tarde, parece que Euclides da Cunha referiu-se a Floriano Peixoto como uma Esfinge que devorara todos os que tentaram decifrá-la. E o próprio Agostini fez uma Caricatura do Marechal de Ferro como Esfinge.
Floriano Peixoto como Esfinge, na visão satírica de Ângelo Agostini.
Ao tempo de D. Pedro II apenas a sua semelhança com o rosto esculturado na Pedra era conhecida e por isso ela foi denominada de Cabeça do Imperador, como ainda é conhecida.
D. Pedro II (1874)
D. Pedro II (1874)

Foi o Professor Roldão Pires Brandão quem revelou ao Mundo, na década de 60, que a Pedra da Gávea era uma Esfinge. Esta tosca tentativa de retrogradar tal descoberta tem como única finalidade negar o mérito ao saudoso Arqueólogo. Lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário